As dívidas se tornam uma bola de neve, muitas vezes, sem ninguém se dar conta. São as grandes vilãs das finanças pessoais.
Mas calma, a equipe da Plano tem algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento delicado.
O primeiro passo é identificar qual seu comportamento em relação às dívidas que você tem, lembre-se que cheque especial e crédito, mesmo sendo um facilitador, não faz parte da sua renda.
Então, pensando nisso, vamos à algumas ações que você pode fazer.
1. Organize todas as suas dívidas.
Ordene do menor valor para o maior, anote a porcentagem dos juros de cada dívida e tenha uma visão clara do quanto você deve e para quem deve.
Quando as dívidas se tornam uma bola de neve, o melhor é separá-las em grupos, por exemplo: bancárias, carro, casa.
2. Organize suas finanças
Saiba o quanto você ganha e para onde o dinheiro está indo, assim você consegue visualizar melhor o fluxo que seu dinheiro faz.
Lembre-se a parcela da sua dívida precisa se encaixar no seu orçamento, então corte gastos desnecessários.
Esse é um momento de decisões difíceis e renúncias, ou seja, para pagar suas dívidas é preciso abdicar de alguns gastos. Mas acredite, vale a pena.
3. Negocie com os credores e pare de acumular juros.
Esse momento é de fazer o levantamento das condições de pagamento de cada credor, analisar parcelamentos e pedir o máximo de desconto possível.
4. Faça contas para ver quais dívidas valem a pena serem pagas primeiro.
Tente unificar ao máximo as dívidas, organizar as parcelas – mesmo as menores – para o mesmo vencimento e separar quais não podem acumular juros para dar prioridade.
5. Tenha um consultor financeiro ao seu lado
Em quase 100% dos casos, precisamos de auxílio nas finanças com profissionais especializados e com ferramentas que tornam as informações mais claras e as tomadas de decisões mais simples.
O ideal é que ele esteja em todas essas etapas ao seu lado para tomar as melhores decisões juntos. Não esqueça de agendar uma reunião gratuita com um consultor financeiro da Plano.