fbpx

Finanças para casais: Dicas para planejar o orçamento a dois

finanças para casais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quando um casal passa a viver junto, sob o mesmo teto, uma das maiores dificuldades para lidar é o assunto finanças para casais. Afinal, são raros os casais que discutem ainda na fase pré-casamento assuntos como salário, pagamentos de contas, despesas pessoais, etc.

Segundo dados feitos pelo SPC Brasil e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 38% dos casais afirmaram terem discussões recorrentes por conta do hábito do parceiro(a) de gastar além do que recebe. Além disso, 27% mencionaram brigas quando o parceiro(a) não consegue juntar dinheiro ou atrasar uma conta.

De fato, por estarmos acostumados a lidar individualmente com as finanças, isso acaba sendo um problema na hora do casamento.

Por isso, separamos algumas dicas de finanças para casais. Confira!

6 Dicas de finanças para casais

Conversem sobre a renda da família e gastos 

Transparência é a chave para qualquer bom relacionamento. Por isso, a primeira dica é vocês conversarem sobre a quantidade de dinheiro que entra na casa e também os gastos.

Conversem sobre a renda, do que podem gastar todos os meses para se manterem dentro do orçamento e evitem gastos excessivos para não causar endividamento.

Anotem todas as despesas do casal, como gastos de aluguel/financiamento, conta de energia, água, internet, mercado, lazer, etc. Depois, definam o que cada um irá pagar. Uma boa opção é dividir as contas de forma proporcional com a renda de cada um. Assim, o orçamento das finanças do casal não ficará sobrecarregado. 

Uma outra alternativa é juntar todo o dinheiro em uma conta conjunta. As despesas são pagas, o dinheiro para os investimentos é separado e o que sobrar é dividido igualmente para cada parceiro para as suas despesas pessoais.

Acertar as despesas pessoais

Falando em despesas pessoais… é essencial que os casais também mantenham sua individualidade em relação ao dinheiro.

Por isso, esclareçam um valor fixo por mês para cada um gastar aquilo que deseja, desde que, claro, isso não comprometa o orçamento de vocês.

Mantenham um controle financeiro

Como planejar um futuro a dois sem saberem para onde o dinheiro está indo?

Novamente neste tópico, não esqueçam de anotar as rendas e despesas para manter o planejamento financeiro em dia. Para isso, você pode contar com a Plataforma da Plano.

Construam uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem, e isso independe se a pessoa é casada ou não. E é muito ruim quando acontece algo inesperado e você não tem o dinheiro para lidar com isso, não é mesmo?

Por isso prevenir é o melhor remédio! É muito importante o casal construir uma reserva de emergência, que some no mínimo seis meses dos custos fixos mensais para ter mais segurança e tranquilidade em caso de imprevistos.

Estabeleçam metas

Mais uma conversa para o casal. Ter metas e sonhos em comum ajuda não só na organização das finanças, como também fortalece a relação. Por isso, definam os objetivos da vida, como compra de um imóvel ou veículo, viagens, filhos, etc.

Listem as metas de curto, médio e longo prazo para se planejarem financeiramente.

Invistam o dinheiro

Por isso, mas não menos importante. Casais inteligentes enriquecem juntos! Então não esqueçam de guardar uma parte do dinheiro para os investimentos, para claro, vocês realizarem as suas metas.


E não esqueçam: a comunicação é primordial para o relacionamento dar certo!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀