fbpx

Como ter autoconhecimento financeiro?

pratique o autoconhecimento financeiro!

Você já reparou como uma pessoa que sabe direcionar o seu dinheiro para o que realmente quer, na maioria das vezes, consegue obter sucesso nesta escolha? Isso geralmente acontece porque o autoconhecimento financeiro nos dá a capacidade de entender o nosso modelo mental na tomada de decisão que envolve dinheiro e ter ações mais inteligentes na hora de gastar ou poupar os nossos recursos.

O que é autoconhecimento financeiro?

Para falar de autoconhecimento financeiro, é preciso entender exatamente o que significa autoconhecimento. Como o próprio nome diz, significa se conhecer profundamente. Três ações são consideradas muito importantes no desenvolvimento de percepção sobre si mesmo: tomar decisões, planejar o futuro e definir objetivos.

O autoconhecimento financeiro fala do modo como as pessoas estabelecem a relação com o dinheiro e como isso afeta suas vidas. A vida financeira é parte de quem nós somos. Quando decidimos gastar todo o nosso salário, precisamos nos responsabilizar por isso, e entender como agir diante das finanças.

Por isso, é tão importante realizar um planejamento financeiro, alinhado com o seu projeto de vida. Quando você não vincula um plano a um projeto de vida, você vai seguir à risca por dois, três meses e depois vai ter uma recaída, vai desistir e não retoma mais, porque você não viu sentido naquilo

Importância do autoconhecimento financeiro

Você consegue imaginar por que é preciso se conhecer para ter uma relação melhor com o dinheiro?

A resposta está no que chamamos de economia comportamental, uma ciência que estuda os efeitos dos fatores psicológicos e emocionais nas decisões financeiras.

Segundo os estudos dessa área, você pensa que toma decisões racionais sobre seu dinheiro. Mas, na verdade, é o seu lado irracional, ou seja, suas emoções e impulsos, que estão determinando suas escolhas financeiras.

Podemos observar alguns comportamentos falhos em relação às finanças, como:

  • Comprar compulsivamente, mesmo quando os gastos não cabem no orçamento;
  • Decidir sobre gastos muito rapidamente e sem pensar muito;
  • Priorizar desejos imediatos em vez de objetivos de longo prazo (exemplo: gastar o dinheiro das economias em uma liquidação do shopping e atrasar ainda mais a compra da casa própria);
  • Comprar para aliviar frustração, tristeza e estresse;
  • Não conseguir poupar de jeito nenhum e gastar tudo o que ganha;
  • Ligar muito para a opinião dos outros na hora de fazer escolhas financeiras.

Se você se identifica com algum desses comportamentos, saiba que é importante reforçar o autoconhecimento para combater esses hábitos. Quando você se conhece melhor, consegue identificar o que está causando essas atitudes e controlar suas emoções para cuidar do dinheiro de forma inteligente.

Como o autoconhecimento pode ajudar nas suas finanças 

“Se você tivesse dinheiro suficiente até o fim da vida, o que faria com o seu tempo, com a sua energia e os seus recursos?

O que você quer? Quais são os seus sonhos?”

Seja uma viagem, um curso, morar fora do país, comprar uma casa na praia, um presente para alguém importante, pagar bons estudos para seus filhos, trocar de profissão ou simplesmente ter dinheiro sobrando no fim do mês.

As respostas vão te ajudar a entender as suas prioridades e reconhecer que, às vezes, são necessárias mudanças e ações para que esses resultados se concretizem. Isso porque muitos gastos são fugas para não encararmos os nossos problemas e, muitas vezes, também são válvulas de escape para não atingirmos o que queremos e continuarmos em um mesmo ciclo.

Entender-se melhor traz a responsabilidade de você assumir suas escolhas, colocar os seus gastos na ponta do lápis, fazer um controle e monitorá-los. E todo este trabalho será revertido no benefício de se conhecer por meio da sua relação com dinheiro, impactando várias áreas da sua vida para melhor.

Repense suas escolhas financeiras, evite o imediatismo e a pressão do que está ao seu redor. Essa busca constante vai te ajudar a fazer escolhas mais compatíveis com você e com o seu momento e focar o seu dinheiro no que realmente é importante.

Então, como ter autoconhecimento financeiro?

Agora que você já sabe a importância da educação financeira, confira algumas dicas para você não deixar que o dinheiro te controle:

Analise o seu perfil

É hora de voltar ao passado e reconstruir o seu próprio perfil. Você deve pensar naquilo que você mais consome mensalmente. Avalie como você utiliza o cartão de crédito, quando foi a última vez ou com que frequência consegue guardar dinheiro ao fim do mês e também quanto tempo demora antes de se decidir por uma compra.

É muito importante identificar o consumo para reconhecer de que forma seu dinheiro está sendo gasto. É um processo interessante, pois nem sempre o consumo é realizado de forma consciente e racional.

Ao fazer essa análise, você tem mais autoconhecimento financeiro e pode perceber que a maioria das compras são feitas por impulso e se acumulam ao longo dos dias.

Registre seus ganhos e gastos

Se organizar financeiramente é um desafio para muitos. Mas escapar dessa avalanche de problemas e garantir sua tranquilidade é mais simples do que parece. Para isso, o caminho mais seguro é adotar um bom planejamento financeiro.

Comece criando o hábito de registrar seus ganhos e seus gastos em uma planilha, aplicativo de finanças ou mesmo em um caderno de controle.

Proponha desafios a si mesmo

Feito isso, é hora de começar a propor pequenos desafios a si mesmo. Se o principal problema que você identificou é o consumo impulsivo, determine que cada compra que fuja às necessidades básicas precisa ser pensada durante 30 dias. 

Pode parecer extremo, mas esse período vai servir para que você reflita sobre a real necessidade da compra. Em muitos casos, ela até mesmo vai perder o propósito após esse mês de reflexão.

Outra opção é se desafiar a reduzir a fatura do cartão de crédito em uma porcentagem específica, que seja condizente com a sua realidade. 

Estude sobre finanças

Essa dica tem a ver com o que você está fazendo agora mesmo. Em breve, você terá autoconhecimento suficiente para tomar as melhores decisões a respeito das suas finanças. 

Leia, assista filmes e documentários, converse sobre finanças com seus amigos e familiares. Não deixe passar nenhuma oportunidade de aprender com pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀