fbpx

Falar sobre dinheiro não precisa ser um tabu!

falar de dinheiro não precisa ser um tabu

Falar de dinheiro sempre causa estranhamento. Isso porque a ideia de dinheiro está associada ao desconforto e à insegurança na maioria das vezes. Um levantamento do Banco BV e do Instituto Mindminers demonstrou que 61% dos brasileiros relacionam o dinheiro a sensações negativas, enquanto 54% consideram tabu. Ao mesmo tempo, 58% gostariam de falar mais sobre o tema.

E o assunto não é tabu apenas no Brasil. Segundo estudo realizado pelo Wells Fargo Bank nos Estados Unidos, finanças pessoais é o assunto mais difícil que alguém pode ter, sendo citado por 44% dos americanos durante a pesquisa.

É difícil acreditar, mas o tema dinheiro ficou na frente de outros que costumam gerar bastante polêmica, como política (35%) e religião (32%), respectivamente. 

Por que falar sobre dinheiro é considerado um tabu para muitas pessoas?

E você? Se sente confortável em comentar sobre o tema na roda de amigos ou reuniões familiares? Como é a sua relação com o dinheiro? Como você trata as questões relacionadas à finanças? Você tem sentimentos positivos ou negativos em relação ao dinheiro?

Essas são algumas das perguntas que precisam ser feitas para descobrir se para você dinheiro é um tabu.

Existem diversas razões pelas quais as pessoas ainda sentem dificuldades em falar sobre dinheiro, e uma delas, é referente a falta de conhecimento. Afinal, ninguém gosta de comentar sobre um assunto quando não tem muita propriedade, não é mesmo? E infelizmente, a educação financeira é um déficit na nossa sociedade: Segundo uma pesquisa do Ibope, apenas 21% dos brasileiros tiveram educação financeira na infância.

Outra questão é que falar sobre dinheiro remete a vulnerabilidade, sendo um tema sensível a muitas pessoas. O medo de se expor se agrava quando relacionamos o dinheiro a sentimentos negativos, como preocupação, angústia, ansiedade e tristeza. De acordo com uma pesquisa do Datafolha junto com a consultoria Box1824 e o Itaú Unibanco, metade dos brasileiros evita até mesmo pensar em dinheiro para não ficar triste. 

Por que falar sobre dinheiro é tão importante?

As consequências do tabu em não falar sobre dinheiro cria um círculo vicioso. Não se fala sobre dinheiro e por isso entende-se pouco sobre o tema. Como não se conhece muito do assunto, não se discute sobre dinheiro. Esse movimento acaba perpetuando conceitos errados e possíveis investimentos equivocados.

É claro que não é preciso sair falando aos quatro cantos sobre a sua conta bancária e a sua vida financeira. Até porque, falar sobre dinheiro realmente é um assunto delicado e difícil. E por isso, o que incentivamos aqui é conversar com as pessoas em que você mais confia. 

Expor as dificuldades, compartilhar os desafios e buscar ajuda para alcançar suas metas são etapas importantes para ter uma vida financeira mais saudável. Além disso, fazer um orçamento familiar também é um processo fundamental para realizar os objetivos.

Claro que, nesse caso, não é preciso adotar decisões extremas, como criar uma conta bancária conjunta. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pelo Banco Central, desentendimentos causados por desequilíbrio financeiro são a segunda maior causa de divórcios no Brasil e quase metade dos casais brasileiros costumam brigar por dinheiro. Por isso, o importante é falar sobre o dinheiro em casa, sem receios e sem perder a individualidade de cada um. 

Falar de dinheiro com os filhos também é muito importante

Aprimorar seus conhecimentos em finanças contribui para que você tenha mais segurança para falar sobre o assunto e vá se sentindo, aos poucos, menos desconfortável quando o assunto vier à tona.

Você é o protagonista da sua vida financeira! E falar sobre finanças ajuda a ter uma relação mais saudável com o seu bolso. Por isso, também enfatizamos a importância de conversar sobre dinheiro com os filhos, para manter a harmonia das relações e transmitir valores importantes para as próximas gerações da família. 

Escrevemos um artigo para você entender mais sobre a educação financeira infantil. Clique aqui para ler.

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀