fbpx

Como economizar no gás de cozinha

economizar no gás de cozinha

Para poupar nas contas de casa e promover um consumo mais consciente dos recursos naturais, toda dica é válida. Quando falamos sobre como economizar gás de cozinha, ficar de olho no desperdício é bastante interessante: trata-se, afinal, de um gasto fixo que costuma sofrer aumentos com frequência. 

Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a evitar o desperdício durante o preparo das suas refeições e a economizar gás de cozinha.

Afinal, o que gasta mais: fogo alto ou baixo? 

Antes de passar para as dicas, vale a pena responder essa dúvida tão comum quando o assunto é a economia de gás. Afinal de contas, o tamanho da chama influencia no gasto? O que representa mais consumo, cozinhar mais lentamente com o fogo baixo ou mais rápido no alto? 

Primeiro, vale destacar: é claro que manter as chamas altas por mais tempo significa um maior consumo de gás. 

Nesse sentido, o truque é deixar o fogo alto até o ponto de fervura da água. Depois disso, manter as chamas altas não apressa o cozimento dos alimentos e nem aumenta a temperatura. Ou seja: não faz diferença, apenas deixa sua conta de gás mais cara.

O que acontece, na prática, é que a água seca mais rápido e evapora, gastando mais gás. Espere a água chegar no ponto de ebulição e, em seguida, reduza o fogo. 

Dicas para economizar gás de cozinha

Evite abrir o forno quando estiver assando um alimento

Cada vez que a porta do forno é aberta, o calor sai, demorando mais tempo para a sua receita ficar pronta. 

Mantenha as bocas do fogão limpas

Chamas amarelas ou laranjas são sinais de impurezas acumuladas nos bocais do fogão ou até mesmo mau funcionamento. Sendo assim, o fogo perde a potência, gastando mais para cozinhar o alimento.  Limpe as peças do fogão com água e sabão, e se o problema persistir, procure uma assistência técnica. 

Evite as correntes de ar

Se a sua cozinha possui uma janela perto do fogão, procure fechá-la enquanto cozinha para que não ocorra a passagem de vento. A corrente de ar diminui a potência das chamas, exigindo mais tempo para o cozimento. 

Tampe as panelas para economizar no gás de cozinha

Panelas tampadas – com a tampa do tamanho exato da panela – diminuem a perda de calor, ajudando o alimento a cozinhar mais rápido.

Corte os alimentos em pedaços menores

Quanto menor o corte do alimento, menos tempo ele leva para ser cozido. Além disso, uma outra maneira de economizar no gás de cozinha é pré-cozinhando ou deixando alguns alimentos de molho, como o caso do feijão.

Planeje e otimize o preparo das refeições

Cozinhar todos os alimentos de uma vez e em grande quantidade para consumir durante a semana é uma excelente forma de economizar no gás de cozinha. 

Pré-aqueça o forno

Pré-aquecer o forno faz toda a diferença, tanto na hora de assar um alimento, quanto na economia do gás de cozinha. Por mais que o forno esteja vazio, essa etapa do cozimento é necessária para preparar o cozimento de bolos, carnes e legumes, fazendo com que o calor seja previamente distribuído em todo o forno e que eles fiquem na mesma temperatura, do início ao final do preparo.

Então, se a receita pedir um pré-aquecimento, não ignore e siga o tempo e a temperatura à risca!

Saber economizar é extremamente valioso e pode ajudar muito nas suas finanças. Para mais dicas, continue acompanhando o blog da Plano!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀