O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um dos principais direitos garantidos aos trabalhadores com carteira assinada.
O fundo é formado pelos depósitos realizados mensalmente pelos empregadores. Entretanto, a maioria dos trabalhadores só lidam com o seu extrato em momentos específicos: casos de demissão, financiamento imobiliário, aposentadoria, portador de HIV ou câncer, ou campanhas realizadas pelo governo federal, como o saque-aniversário.
A verdade é que esse dinheiro é seu e se você já tiver com a lição de casa feita na vida financeira (contas pagas e reserva de emergência), ele pode ser um ativo importante.
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado em 1990, pela Lei n.º 8.036, com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Esse dinheiro fica disponível para saque em duas modalidades: saque-rescisão ou saque-aniversário, esse último permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário.
Além disso, também é possível utilizar o FGTS para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou do valor total.
Quem tem direito?
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS.
Qual o rendimento do FGTS?
O FGTS parado na conta rende 3% ao ano, mais a aplicação mensal da TR (Taxa Referencial). Antes, era “rentável” manter o FGTS na conta, sem sacar, pois a Taxa Selic estava a 2,75% ao ano.
Agora, com a Taxa Selic aumentando cada vez mais, torna-se mais rentável sacar o valor do Fundo de Garantia e aplicar em investimentos que acompanham a própria Selic.
Confira as melhores opções para você investir o seu Fundo de Garantia
Uma forma de investir o FGTS é para uma reserva de emergência, caso você ainda não tenha começado a formar a sua. E para isso, é preciso procurar um investimento que tenha liquidez alta e que permita que você saque o dinheiro a qualquer momento.
Caso você já tenha uma reserva de emergência, é possível realizar investimentos a longo prazo.
Tesouro Direto
O investimento mais recomendado para iniciantes que buscam rendimento diário e que pode ser sacado de um dia para outro (alta liquidez) é o Tesouro Selic, que rende de forma garantida a taxa básica de juros, a Selic.
CDB
Outro investimento que pode ser de curto prazo é o CDB. Ele também pode ter liquidez diária e conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
É uma organização entre bancos que garante o retorno do investimento com a rentabilidade até o valor de R$ 250.000 caso um banco quebre.
Fundos de Investimento
Uma opção de mais rentabilidade (e um pouco mais de risco), mas sem abrir mão da alta liquidez, é o Fundo de Investimento. Nessa categoria, existem os fundos de renda fixa que rendem acima do CDI (referência de rendimento).
Também existem os fundos multimercado que trazem mais risco, no entanto, a médio prazo rendem bem mais do que investimentos feitos em renda fixa.
Tesouro IPCA+
A longo prazo, pode-se aplicar em investimentos que acompanhem o IPCA (taxa da inflação). Dessa forma, você protege o seu investimento de qualquer oscilação macroeconômica imprevisível.
Esse tipo de investimento é perfeito para construir um patrimônio a longo prazo e garantir estabilidade.
Gostou do conteúdo? Para mais informações sobre finanças, continue acompanhando o nosso blog!
Aproveite essa oportunidade para transformar suas ideias em realidade! Agende agora sua primeira reunião gratuita e descubra como podemos ajudar você a alcançar seus objetivos. Entre em contato pelo WhatsApp clicando no link abaixo e comece a sua jornada para o sucesso hoje mesmo.
Clique aqui para agendar sua reunião gratuita pelo WhatsApp!