fbpx

Taxa Selic: o que é e como ela afeta suas finanças

taxa selic

Ao entrar no universo sobre economia e finanças, você deve escutar muito falar sobre a Taxa Selic. Isso porque é a taxa básica de juros da economia brasileira e influencia os juros de todas as operações financeiras feitas no país, sejam investimentos ou compras parceladas.

Abaixo, vamos explicar mais sobre a Taxa Selic.

O que é a Taxa Selic?

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um sistema virtual em que os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras. Ele foi implementado em 1979 pelo Banco Central, e sua função inicial era trazer mais segurança às negociações, além de combater a inflação.

A taxa básica de juros é definida a cada 45 dias pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). O órgão público se baseia em indicadores financeiros e econômicos do país para chegar ao valor da taxa. Atualmente, a Selic está em 10,75%.

Como esta taxa afeta a nossa vida?

A Taxa Selic é um indicador importante que afeta diretamente na vida das pessoas, isso porque, quando a taxa está alta, os juros costumam ser maiores, o que reduz drasticamente nos pedidos de crédito. Para investimentos atrelados à Selic, eles rendem mais quando a taxa está alta. Já quando o indicador está mais baixo, os juros diminuem e os pedidos de crédito aumentam. Para os investimentos, nesse caso, o ideal é buscar outras opções que rendam mais.

Além disso, a Selic também influencia na inflação. Geralmente, quanto maior for o indicador, menor tende a ser o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Então, de forma resumida:

Se a Taxa Selic diminui:

  • O crédito fica mais acessível, já que os bancos tendem a abaixar as taxas de juros;
  • A inflação tende a subir.
  • Para os investidores, é interessante buscar outras estratégias para diversificar a carteira.


Se a Taxa Selic aumenta:

  • Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação;
  • Os juros de crédito, parcelamento e cheque especial ficam mais altos.
  • Porém, para os investidores, torna-se vantajoso investir em renda fixa.

Como a Taxa Selic é calculada?

Como já mencionamos, a Selic é definida a cada 45 dias pelo Copom, que se baseia em inúmeros indicadores financeiros do país para chegar a uma taxa. O cálculo é realizado pelo sistema ao final de todos os dias úteis, seguindo uma equação.

Nesses cálculos, a Selic pode tanto se manter estável, sem alterações, quanto aumentar ou diminuir em pontos percentuais.

As mudanças na taxa de juros acontecem pois a economia não é estável, por isso, é preciso adequá-la ao cenário para que exista um equilíbrio e uma forma de garantir que o dinheiro continue circulando.

Qual é a Taxa Selic hoje?

Hoje (fevereiro de 2022), o indicador está em 10,75% ao ano. A tendência é que aumente ainda mais nos próximos meses.

Você pode ver o histórico do indicador desde 2013 no site do Governo.

Para mais informações sobre economia e finanças, continue acompanhando o blog da Plano!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀