fbpx

Finanças para mulheres: Confira 6 dicas

confira 6 dicas de finanças para mulheres

Quando se trata de mulheres e finanças, às vezes há uma desconexão entre o que as mulheres sabem e como elas agem, suas habilidades empreendedoras e de independência conflitam com suas fraquezas financeiras. Para ajudar as mulheres a serem ainda mais independentes e terem finanças fortes, reunimos as melhores dicas de finanças para mulheres seguirem.

Confira 6 Dicas de finanças para mulheres

1. Tenha uma planilha de controle de gastos

Sabia que ter uma planilha de controle de gastos é bastante útil para alcançar seus objetivos financeiros? Com essa ferramenta, de forma simples, você organiza suas despesas e começa a entender para onde o seu dinheiro está indo.

Ter noção de todos os seus gastos, inclusive daqueles que você costuma deixar passar despercebido, é uma ótima forma de reduzir seus custos e realizar bons investimentos futuros. Assim, você é capaz de projetar as suas despesas e saber exatamente em quanto tempo os seus objetivos podem ser cumpridos. 

Portanto, saiba exatamente onde cada centavo está sendo investido e o resultado que isso está trazendo. Nesse momento, todo valor faz diferença, já que de pouco em pouco você consegue construir algo maior quando soma tudo no final do mês.

Desse modo, é possível manter o foco no controle financeiro e eliminar o estresse de olhar seu extrato bancário sem reconhecer todas as despesas envolvidas.

2. Trace metas e esteja disposta a ir até o fim para atingi-las

Outra dica de finanças para mulheres tem a ver com a relevância de estabelecer metas para atingir os seus objetivos financeiros.

Não apenas em relação ao dinheiro, mas em todos os aspectos da vida, a melhor estratégia para realizar um objetivo é a de visualizar aquilo que você deseja conquistar.

Em virtude disso, faz toda a diferença você criar metas distintas para alcançar os seus sonhos. Sendo assim, a dica aqui é a de estabelecer reservas financeiras diferentes. E, sempre de acordo com as características específicas dos objetivos que você pretende alcançar.

Estipule um valor mensal que você vai economizar. E, depois disso, pense e defina qual será a parcela desse valor que deverá ir para cada uma das suas metas.

3. Crie uma reserva financeira

Criar uma reserva de emergência significa poupar regularmente (geralmente de forma mensal) um determinado valor para criar um fundo emergencial que será usado somente em situações imprevistas que podem aparecer.

4. Opte por um cartão com milhas

As milhas são um passaporte para a redução de gastos. Essa é uma das mais rentáveis dicas de finanças para mulheres, já que para as adeptas do cartão de crédito, ao realizar compras nessa modalidade, é possível acumular milhas para viagens ou outros serviços.

Antes de colocar essa ideia em prática, confirme a disponibilidade com a administradora do cartão de crédito, já que cada banco, bandeira ou categoria tem regras diferenciadas.

Depois, cadastre seu cartão no programa e acumule pontos, pois cada compra realizada é transformada em milhas, o que facilita para fazer a viagem dos sonhos.

5. Aprenda a investir

Todos os seus objetivos podem ser alcançados se você planejá-los corretamente pensando em fortalecer seus ganhos. Investir o seu dinheiro faz toda a diferença. Sendo assim, a nossa dica de finanças para mulheres é a de estabelecer reservas, sempre conforme os objetivos que você pretende alcançar. Ao descobrir o retorno das suas aplicações, você certamente se sentirá mais motivada a buscar resultados ainda melhores.

De acordo com uma pesquisa realizada pela B3, a Bolsa de Valores brasileira, existem mais de 1 milhão de mulheres brasileiras investidoras, representando 23% do montante total. É claro que você não precisa ir diretamente para renda variável, o ideal é começar aos poucos. 

Você pode, por exemplo, começar com 40 reais em títulos públicos e ir aumentando o seu patrimônio.  

6. Esteja no controle do seu dinheiro!

A partir do momento em que você tem plena consciência da forma como você está gastando o seu dinheiro, o seu controle sobre a sua vida financeira se torna muito maior.

Dessa maneira você será capaz de visualizar no que você tem desperdiçado os seus recursos e o que você precisa fazer para enxugar o seu orçamento.

Você só vai conseguir fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você e renda caso você seja capaz de manter o controle das suas finanças, sabendo exatamente onde está o seu dinheiro e o que está sendo feito com ele.

O poder vem de quem você é, não o que você tem, e a transformação começa com a forma como você vai lidar com suas finanças. O momento de mudar é agora!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀