fbpx

Como saber se já estou pronto para começar a investir?

começar a investir
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A falta de uma educação financeira na escola reflete e muito a situação do Brasil. Hoje, apesar do crescimento de investidores – sendo 1,5 milhão de novos investidores da Bolsa só em 2020 – começar a investir ainda acaba sendo um tabu.

Muitos acham que investimento é só para uma parcela da população, ou seja, aqueles que possuem mais dinheiro. Começar a investir pode parecer algo muito distante e complexo para muitas pessoas, mas há diversas opções para iniciantes.

Como saber se você já está preparado para começar a investir

Afinal, todo mundo pode investir? A resposta é sim. Qualquer pessoa pode começar a investir, e nem precisa de muito dinheiro para isso. No entanto, é preciso estar preparado para iniciar na vida financeira. É muito importante buscar conhecimento antes de dar os primeiros passos.

Aqui vai algumas dicas:

Estabeleça objetivos e metas pessoais

Quais são os seus sonhos a curto e longo prazo? Comprar uma casa? Abrir seu próprio negócio? Garantir uma aposentadoria tranquila? Viajar pelo mundo? Estabelecer objetivos e metas pessoais ajuda você a sair do lugar e investir de forma consistente.

Seja disciplinado

É importante ter em mente que investir o que “sobrar” no mês não vai fazer com que você atinja seus objetivos no prazo estipulado. É preciso ter foco e disciplina, afinal investimento também é um compromisso.

Tenha controle sobre suas contas

Aí você deve se perguntar: “Como ter disciplina financeira?” Primeiramente, é importante ter um controle sobre suas contas, sobre o quanto você ganha e gasta. Estabeleça as prioridades do seu orçamento e faça com que o restante se adapte à essa lista. A Plano conta com um time de especialistas que pode te auxiliar com isso.

O ideal é incluir os investimentos nas despesas prioritárias, assim, acaba se tornando uma obrigação tirar uma parte do seu orçamento para conseguir atingir as metas desejadas.

Assim, após as contas pagas e os investimentos feitos, se sobrar, você poderá investir mais ou gastar da forma que preferir.

Esteja disposto a abrir mão

Para complementar a parte da disciplina financeira, se você deseja começar a investir, é preciso ter em mente que às vezes é necessário abrir mão de gastos supérfluos em prol de um objetivo maior. Ou seja, será necessário apertar o orçamento de vez em quando.

Conheça seu perfil de investidor e estude!

Existem três perfis de investidor: conservador, moderado e agressivo. Normalmente, devido à falta de conhecimento, grande parte da população acaba escolhendo opções de baixa rentabilidade e alta segurança na hora de começar a investir. Independente do seu perfil, é importante estudar o tripé de investimentos antes de qualquer aplicação: rentabilidade, liquidez e riscos. 

Quer saber mais sobre como ter saúde financeira? Continue acompanhando nosso blog.

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀