fbpx

Autoconhecimento financeiro: você tem?

você sabe o que é autoconhecimento financeiro?

Desenvolver o autoconhecimento financeiro é a melhor estratégia que você pode adotar para manter as finanças em dia. Essa habilidade permite que você melhore sua saúde financeira.

Para os brasileiros, esse entendimento é, na verdade, uma necessidade urgente. Segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 80% das famílias brasileiras têm dívidas, maior índice registrado em 12 anos.

A seguir, entenda mais o que é autoconhecimento financeiro.

Autoconhecimento financeiro: O que é?

Para falar de autoconhecimento financeiro, é preciso entender exatamente o que significa autoconhecimento. Como o próprio nome diz, significa se conhecer profundamente. Três ações são consideradas muito importantes no desenvolvimento de percepção sobre si mesmo: tomar decisões, planejar o futuro e definir objetivos.

O autoconhecimento financeiro fala do modo como as pessoas estabelecem a relação com o dinheiro e como isso afeta suas vidas.

Isso envolve desde compreender como você costuma consumir, as escolhas na hora de investir, quais são as suas metas que envolvem a questão financeira e, ainda, como realiza o controle do seu orçamento. 

Benefícios do autoconhecimento financeiro

Com o autoconhecimento financeiro, é possível antecipar soluções antes mesmo dos problemas surgirem. Também ajuda a entender quais são as suas prioridades e que mudanças precisa fazer na rotina para que elas se concretizem.

  • Possibilita o controle das finanças;
  • Evita o endividamento e a inadimplência;
  • Traz segurança financeira para o futuro;
  • Permite fazer mais com menos dinheiro;
  • É a porta de entrada para o planejamento financeiro;
  • Permite entender melhor as próprias escolhas e quem você é;
  • Auxilia no consumo mais consciente;
  • Ajuda a definir metas de maneira organizada, já pensando no impacto financeiro.

Como desenvolver o autoconhecimento financeiro?

Primeiro, você precisa deixar de considerar o dinheiro um tabu e tratá-lo com mais naturalidade. Confira algumas dicas:

Analise o seu perfil

É hora de voltar ao passado e reconstruir o seu próprio perfil. Você deve pensar naquilo que você mais consome mensalmente. Avalie como você utiliza o cartão de crédito, quando foi a última vez ou com que frequência consegue guardar dinheiro ao fim do mês e também quanto tempo demora antes de se decidir por uma compra.

É muito importante identificar o consumo para reconhecer de que forma seu dinheiro está sendo gasto. É um processo interessante, pois nem sempre o consumo é realizado de forma consciente e racional.

Ao fazer essa análise, você tem mais autoconhecimento financeiro e pode perceber que a maioria das compras são feitas por impulso e se acumulam ao longo dos dias.

Registre seus ganhos e gastos

Se organizar financeiramente é um desafio para muitos. Mas escapar dessa avalanche de problemas e garantir sua tranquilidade é mais simples do que parece. Para isso, o caminho mais seguro é adotar um bom planejamento financeiro.

Comece criando o hábito de registrar seus ganhos e seus gastos em uma planilha, aplicativo de finanças ou mesmo em um caderno de controle.

Proponha desafios a si mesmo

Feito isso, é hora de começar a propor pequenos desafios a si mesmo. Se o principal problema que você identificou é o consumo impulsivo, determine que cada compra que fuja às necessidades básicas precisa ser pensada durante 30 dias. 

Pode parecer extremo, mas esse período vai servir para que você reflita sobre a real necessidade da compra. Em muitos casos, ela até mesmo vai perder o propósito após esse mês de reflexão.

Outra opção é se desafiar a reduzir a fatura do cartão de crédito em uma porcentagem específica, que seja condizente com a sua realidade. 

Estude sobre finanças

Essa dica tem a ver com o que você está fazendo agora mesmo. Em breve, você terá autoconhecimento suficiente para tomar as melhores decisões a respeito das suas finanças. 

Leia, assista filmes e documentários, converse sobre finanças com seus amigos e familiares. Não deixe passar nenhuma oportunidade de aprender com pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto!

Com autoconhecimento financeiro, você verá que muito mais portas se abrirão em sua vida!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀