fbpx

Acompanhamento financeiro: o que você precisa saber?

acompanhamento financeiro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Acredite se quiser, não adianta conhecer suas finanças, montar o seu planejamento e no final, não fazer o acompanhamento financeiro e cumpri-lo da maneira correta.

Para que seus objetivos saiam do papel e dos planos, existem duas palavras que precisam ser levadas a sério: rotina e disciplina.

Pode parecer óbvio, mas nem sempre esse detalhe é tão fácil de ser cumprido quanto parece. 

Leva-se em conta os 46% de brasileiros que controlam seu orçamento por falta de disciplina e tempo ou puro esquecimento, segundo pesquisa do SPC Brasil. 

Além disso, apenas 41% do número de consumidores conseguem finalizar o mês com dinheiro sobrando. 

Provado o ponto da importância da disciplina e da rotina organizada, então por onde começar? 

Acompanhamento financeiro semanal

Para você incluir essa tarefa diariamente é muito complicado, ou menos não se faz necessário, comece a analisar o seu consumo semanalmente.

Afinal, a ideia é acompanhar as movimentações do seu fluxo de caixa, dando atenção principalmente às despesas variáveis, pois estas não estão previstas no orçamento. 

Para isso, a maneira mais simples é separar o valor disponível para gastos variáveis por semana, ao separar um limite e deixá-lo separado das demais receitas, fica bem mais fácil de controlar. Concorda?

Como fazer o orçamento mensal?

O orçamento serve para você saber se o mês fechou conforme o previsto e já começar o próximo de forma organizada e com consciência do que precisa ser feito e corrigir possíveis imprevistos.

Para isso, os principais tópicos que devem constar são: valor de receitas fixa e variáveis, despesas fixas e variáveis, valores de investimento ou reserva emergencial, assim como as datas e valores de cada movimentação.

Dessa forma, fechar o orçamento mensal se torna muito simples quando se tem o planejamento montado, pois você terá para cada mês planejado um saldo previsto ao final do mês. 

Então se você conseguiu cumprir o acompanhamento financeiro, esse saldo deverá bater com o saldo que você terá na realidade ao final de cada mês e, se por algum motivo isso não acontecer, basta atualizar o saldo previsto para o saldo que efetivamente aconteceu ao término do mês e pronto. 

Além disso, é muito importante revisar se todas as previsões futuras estão corretas para o mês que está entrando.

Agora é seguir isso para conseguir alcançar seus objetivos e continuar acompanhando nosso blog para receber mais informações e dicas!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀