fbpx

4 dicas para melhorar a rotina de casa

como melhorar a rotina de casa

Você é responsável por cuidar da casa? Então, sabe que é trabalhoso, não é mesmo? São tantas as tarefas diárias que, muitas vezes, parecem infinitas. Na verdade, elas não terminam nunca mesmo: acaba uma parte e já começa outra.

Já que não dá para fugir das obrigações, é preferível buscar formas de melhorar a rotina de casa e ganhar tempo para outras atividades. Assim, você pode viver tranquilo em um lar sempre organizado. Perfeito, não?

Para ajudar nessa missão, fizemos esse post com algumas dicas práticas que serão úteis no seu dia a dia. Confira!

Como melhorar a rotina de casa?

1. Elabore um cronograma semanal de limpeza

A limpeza da casa é uma atividade contínua. Para evitar sobrecarga de trabalho e cansaço, a dica é criar um cronograma semanal.

Isso significa dividir as tarefas pelos dias da semana. Por exemplo, às segundas, quartas e sextas é dia de lavar o banheiro e a cozinha; já a quarta é dedicada para limpar a sala e a quinta os quartos. Busque fazer essa divisão de acordo com o seu tempo e as suas necessidades.

Ao diluir as tarefas em pequenas partes, você nunca terá um trabalho muito pesado para executar de uma só vez, evitando desgaste físico.

2. Faça listas de compras no supermercado

Uma das formas de melhorar a rotina de casa é fazer listas de supermercado — uma atitude simples, mas que ajudará o seu tempo render e contribuirá para reduzir gastos familiares.

Para isso, relacione tudo o que precisa para o lar, separando em categorias como alimentação, higiene e limpeza. Com relação à frequência, seja semanal ou mensal, veja o que está mais de acordo com o seu tempo, orçamento e preferência.

Nesse ponto, o fundamental é comprar o suficiente para o período estipulado — mês ou semana — e evitar novas idas ao mercado. Lembre-se que a ideia é ganhar tempo!

3. Crie um menu de refeições para melhorar a rotina da casa

Pensar todos os dias o que fazer para as refeições dá muito trabalho. Portanto, a nossa terceira dica é criar um menu, pelo menos semanal, para a alimentação da família.

Para se organizar, relacione o que pretende cozinhar e divida pela quantidade de refeições. Se não quiser fazer comida todos os dias, faça uma programação equivalente ao tempo disponível. Por exemplo, segundas, terças e quartas são dedicadas para o preparo.

Essa recomendação complementa a anterior — elaborar uma lista de supermercado —, pois, ao saber o que vai cozinhar, você já consegue se programar para comprar o que é necessário para preparar os pratos. Viu como tudo vai ficando mais prático com organização?

4. Tenha um planejamento para atividades esporádicas

Se a primeira dica é para a limpeza cotidiana, essa é para atividades esporádicas, que não acontecem no dia a dia, mas que precisam ser realizadas.

Alguns exemplos: lavar cortinas e tapetes, trocar lençóis e toalhas e limpar as janelas. Para se organizar e não acumular essas tarefas, faça um planejamento para saber quando elas precisam ser feitas.

Nele, procure fazer uma divisão para evitar sobrecargas, lembrando que as tarefas corriqueiras não acabarão — ou seja, em determinados dias haverá afazeres extras.

Por isso, selecione um dia para as cortinas, outro para os lençóis e assim por diante. Com planejamento, tudo será resolvido!

Como você pôde ver, é possível melhorar a rotina de casa com um pouco organização.

Para conferir mais dicas como essas, continue acompanhando o blog da Plano!

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀