FINANÇAS PESSOAIS
Plano Finanças Pessoais
Este post está divido em:
A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Você pode checar os números oficiais no site do Banco Central.
Devido aos impactos causados pela pandemia da Covid-19, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, no dia 6 de maio, reduzir a taxa Selic para 3%. Este é o sétimo corte seguido e hoje está no menor patamar da história.
Essa é a forma que a autoridade monetária tem de incentivar que empresas tenham acesso a crédito a juros mais baixos e possam se capitalizar em meio à crise. É um jeito de acalmar os ânimos das empresas e tentar fazer a economia girar, mas tudo indica que os cortes de juros não vão parar por aí.
Na ata divulgada terça-feira (12/05), o Copom reforçou que pode repetir na próxima reunião, em junho, o corte de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros. Vale ressaltar que o Brasil não é o único país a tomar essa atitude: em março, o FED (Banco Central dos Estados Unidos), também reduziu sua taxa de juros em um ponto percentual, levando-a a quase zero
Com a Selic em 3% ao ano, investimentos de renda fixa, como poupança, CDBs com taxas pós-fixadas, fundos DI e títulos do Tesouro Selic pagam menos, já que seu rendimento é atrelado à taxa Selic ou à taxa DI, muito próxima da taxa básica de juro. A poupança passa a render 2,1% ao ano e 0,17% ao mês, já que o seu rendimento é equivalente a 70% da Selic + Taxa.
O impacto imediato acontece no título indexado a ela, que no caso é a LFT, também conhecida como Tesouro SELIC. Nesse investimento o aumento da taxa também aumentará a rentabilidade, pois ele rende exatamente a sua variação. O mesmo acontece no caso da sua redução, que implicará em menor rentabilidade.
Além disso, por ser a taxa básica de juros da economia, a queda da Selic a deve fazer com que os juros de financiamento, operações de crédito, empréstimos, etc, caiam também – as mudanças feitas na Selic são repercutidas nas demais taxas de juros.
Por fim, estamos de olhos nas mudanças da economia. Manteremos você informado sobre novas mudanças. E antes de começar a investir, saiba qual é o seu perfil de investidor e consulte nossos especialistas de investimentos em caso de dúvidas. Nosso time pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões.
Aproveite essa oportunidade para transformar suas ideias em realidade! Agende agora sua primeira reunião gratuita e descubra como podemos ajudar você a alcançar seus objetivos. Entre em contato pelo WhatsApp clicando no link abaixo e comece a sua jornada para o sucesso hoje mesmo.
Clique aqui para agendar sua reunião gratuita pelo WhatsApp!