fbpx

FINANÇAS PESSOAIS

O que provavelmente ninguém vai dizer a você sobre seu planejamento financeiro para 2019.

Mais um ano entrando e mais planos se iniciando. Veja o que você pode fazer com suas finanças.

Plano finanças pessoais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

Ninguém é o que gostaria ou pretende ser, no futuro. Você é o que já fez e já construiu, ou seja, a sua história. A sua trajetória marcada por tudo o que você já viveu. Assim, você consegue olhar para trás e saber exatamente por onde já caminhou e projetar o que você deseja para o futuro, sabendo por onde vai.

É por isso que ideias como “se você acreditar, você consegue”, ou, “você é o que você sonha”, coisas do tipo, podem atrapalhar e falir uma pessoa, muito mais do que ajudar.

Quando paramos para pensar nisso cinco minutos nos damos conta de como é importante saber por onde estamos caminhando e qual o rumo que estamos dando à nossa vida real. A verdade é que sem trabalho, persistência e organização, não vai dar certo. Mesmo que você pense positivamente sem parar. Não existe sonho que pague conta.

➢ Por que pensar nisso? Porque o que você e eu fazemos da nossa vida financeira pode dizer muito sobre nós, também.

➢ Quantas e quantas vezes percebemos que poderíamos ter feito muito mais com nosso dinheiro quando, na verdade, o desperdiçamos?

➢ Ou, noutras vezes, nos damos conta de que teríamos passado mais tempo com quem amamos e fazendo coisas verdadeiramente importantes enquanto estivemos trabalhando excessivamente ou preocupados com o dinheiro do final do mês - por pura falta de gestão?

É por isso que a Plano acredita que planejamento financeiro é muito mais do que gerir finanças: é gerir também o tempo. É estabelecer uma condição cíclica que permite aos nossos amigos-clientes segurança, tranquilidade, certeza de que estão olhando para frente e construindo a sua história, tomando as rédeas dela para si.

Resumidamente: queremos que essa seja a sua realidade em 2019, muito mais do que apenas expectativas, e traçamos aqui algumas condições elementares para que a sua vida financeira entre nos eixos e seja uma esfera importante e bem administrada da sua vida, e não mais um problema.

Para isso, propomos a você um exercício: imagine a sua vida como numa linha do tempo.

Anote o que você tem de receita e o que terá de saídas indispensáveis no próximo ano.

O que é indispensável? Aluguel, prestação de financiamento de imóvel, água, luz, IPTU, IPVA, etc. - o que comumente chamamos de gastos fixos.

Fazendo isso, consequentemente, você vai conseguir visualizar quanto vai entrar, quanto vai sair e quanto vai sobrar, ou não. Aí é a hora de pensar como é possível fazer a sua renda aumentar, dentro dos limites de suas circunstâncias, e, também, como diminuir gastos desnecessários como, por exemplo, tarifas bancárias, tv a cabo inutilizada, planos exagerados de celular, academia não usufruída e, até mesmo, hábitos não saudáveis e que oneram o orçamento, como gastos exagerados com restaurante e industrializados, por exemplo.

Além disso, também dá para prever as dívidas e ter controle sobre elas antes mesmo que cheguem. Dá pra fazer tudo isso. Com tranquilidade e segurança.

Costumamos orientar nossos clientes a simplificar tudo o que puderem. Ás vezes pode acontecer de o medo de errar ou o impulso de gastar faça você cair numa mesma armadilha - ilusões e sonhos que não se realizam sem um planejamento bem feito e bem executado.

Entende agora o porquê chamamos nossos gestores de personal trainer das fianças? Porque eles realmente acompanham de perto e oferecem as ferramentas que nossos clientes precisam para organizar as finanças, sozinhos, incorporá-la à sua história, à sua personalidade.

Estamos falando de um processo que inclui, como um grande cenário de fundo, repensar sobre hábitos e necessidades que, muitas das vezes, temos porque em algum momento eles foram importantes, mas que agora não são mais. Então faça isso: coloque tudo o que viu aqui numa linha do tempo da sua vida.Deixe bem claro para você o que são as suas despesas fixas, consumo variável, dívidas e parcelamentos já existentes e, inclusive, pretensão de investimentos. Se preferir, faça no papel. Não importa o meio, mas o conteúdo. Deixe claro na sua cabeça toda a entrada e saída que você terá durante o ano.

Assim você vai conseguir traçar metas, pensar em métricas possíveis, entender direitinho por onde está indo a sua vida financeira e olhar para ela como parte da sua história. É rebater o presente com os planos para o futuro. Colocar na balança as suas prioridades, os seus objetivos, rever as suas necessidades, pensar em reservas e investimentos - guiar a história que você vai traçar daqui pra frente. E, é claro, conte conosco para qualquer dúvida que apareça.

Lembre-se que você pode fazer uma primeira consultoria conosco, sem custo nenhum. Queremos mesmo ajudar você a construir uma boa história, com o máximo de vida real possível, a sua vida real. Conte com a gente e até 2019!

Quero organizar minha vida financeira. Plano, me envie sua newsletter.

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀