Você sabe a diferença entre consórcio e financiamento? Se for colocar na ponta do lápis, nenhuma dessas opções é vantajosa, já que existem taxas que fazem com que você pague muito mais caro pelo produto/serviço.
O ideal é planejar e guardar o dinheiro para comprar à vista. Mas é compreensível recorrer ao consórcio e financiamento quando se trata de um valor muito alto. Afinal, é bem incomum alguém esperar 20/30 anos para ter o dinheiro à vista para comprar uma casa, por exemplo.
Nesse caso, se é para pagar aos poucos e lidar com as taxas, o que compensa mais, consórcio ou financiamento? Confira as diferenças a seguir!
O que é financiamento?
O financiamento é uma compra parcelada de um produto ou serviço (casa, carro, moto), em que se acrescenta uma taxa de juros ao montante inicial, que varia conforme o tempo de duração do mesmo. Diferente do empréstimo, cujo a finalidade do dinheiro pode ser para outra coisa.
O que é consórcio?
Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas – físicas ou jurídicas – em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios , autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
Todo mês, os participantes depositam uma parcela num fundo comum. Então, é realizado um sorteio para saber qual dos membros ficará com o dinheiro.
O contemplado conquista a carta de crédito, um documento que dá direito a adquirir o item desejado. Porém, mesmo depois da premiação, a pessoa continua pagando as prestações restantes. Assim, ao fim do consórcio, todo mundo terá acesso ao produto ou serviço desejado.
Principais diferenças entre consórcio e financiamento
Taxas
Enquanto há uma alta taxa de juros e impostos no financiamento, o consórcio consegue trabalhar com valores mais atrativos: apenas a taxa de administração;
Bens e serviços
O financiamento costuma ser especificamente para imóveis, veículos e celulares. Já o consórcio oferece uma gama maior de bens e serviços, como viagens, festas de casamento e até serviços de estética;
Aquisição do bem
No consórcio, a aquisição do bem não é imediata. Em vez disso, é preciso aguardar pela contemplação por sorteio ou lance, o que pode levar alguns anos. Já o financiamento permite a compra assim que o crédito estiver liberado.
Burocracia
Se você optar pelo financiamento, certamente precisará apresentar diversos documentos para aprovação do crédito, como comprovante de renda e endereço, por exemplo. Dependendo da instituição que você escolher, pode ser até que seja exigida uma renda mínima e máxima conforme o valor do imóvel.
Se você é negativado, também corre o risco de não ser aceito em algumas instituições.
Em contrapartida, no consórcio você só precisa mostrar documentos e comprovantes para ter os recursos financeiros liberados após ter sido contemplado.
Qual vale mais a pena?
De forma resumida, é preciso colocar na ponta do lápis para decidir qual é o mais vantajoso para você. Se você precisa do veículo/imóvel de forma imediata, o financiamento faz mais sentido, apesar dos juros altos. Agora, se for possível esperar, o consórcio pode ser uma excelente alternativa.
Independente da escolha, não esqueça de fazer um bom planejamento! Continue acompanhando o Blog da Plano.
Aproveite essa oportunidade para transformar suas ideias em realidade! Agende agora sua primeira reunião gratuita e descubra como podemos ajudar você a alcançar seus objetivos. Entre em contato pelo WhatsApp clicando no link abaixo e comece a sua jornada para o sucesso hoje mesmo.
Clique aqui para agendar sua reunião gratuita pelo WhatsApp!