FINANÇAS PESSOAIS

Mitos sobre investimentos

Muitos têm dúvidas sobre o que precisamos ter e entender para começar a investir. Veja neste post alguns mitos.

Plano Finanças Pessoais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

 

 

1. É preciso entender muito de economia para investir
O conhecimento é e sempre será um forte aliado, mas, se formos considerar investimentos de renda fixa, você não precisa entender muito de economia.

O básico de aprendizado sobre tesouro direto e CDBs já pode te iniciar no mundo dos investimentos.

2. É deixar de viver o presente e pensar só no futuro
Não. Você deve ter foco: equilibrar o presente sem deixar de pensar no futuro. Separe um valor da sua renda mensal, além das contas, para entretenimento e uma parte para investir.
É possível com disciplina.

3. É preciso ter muito dinheiro para investir.
Mentira. A partir de 30 reais você já consegue investir no tesouro direto. Existem ações que são vendidas no mercado fracionário, basta você estudar e ver se é o melhor investimento para seu perfil. O importante é ter disciplina e consistência.

4. Os investimentos do banco são bons
Mentira. Em sua maioria, são ruins. O banco visa lucros. Pode até ser que sugiram um bom investimento, mas, você deve olhar muito bem as taxas de administração que vão cobrar. Sugerimos que você opte por corretoras como Easynvest e XP.

5. São arriscados para quem não acompanha o mercado
Depende. Se você investir em renda fixa, não precisa necessariamente ficar acompanhando o mercado diariamente. Basta acompanhar notícias dos principais portais do país e jornais que terá ideia de quanto aquilo terá impacto em suas finanças.

Se você tem o perfil de investir em renda variável, o ideal é que acompanhe o mercado, mas, invista com a perspectiva de longo prazo.

Quero organizar minha vida financeira. Plano, me envie sua newsletter.