FINANÇAS PESSOAIS

6 Dicas para economizar com compras

Há anos sabemos que pesquisar online antes de realizar qualquer compra é muito importante, mas, como pesquisar nos locais certos? Como aproveitar tantas opções para conseguir desconto?

Plano Finanças Pessoais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

Nós conseguimos barganhar muito mais, desde produtos de farmácia até carros. E não é só isso, temos cashback, programas de fidelidade e outras formas de otimizar mais ainda nossas compras, então, vamos para as dicas.

1. Compare preços em pelo menos 5 lugares diferentes.

Vamos supor que você quer comprar uma geladeira de uma marca X.

Onde vende essa geladeira? Magazine Luiza? Lojas Americanas? Shoptime? Submarino? Fast Shop? Ricardo Eletro? Não sabemos, mas o nosso amigo Google responde e é por lá que suas pesquisas devem começar.

2. Existe a possibilidade de desconto à vista? Qual loja me proporciona o maior desconto?


Veja a loja que proporciona o maior desconto à vista e tente combinar com a próxima dica.

3. Consigo cashback em minha compra?

Afinal, o que é cashback?

A palavra “cashback” vem do inglês e significa, literalmente, “dinheiro de volta”. Funciona de forma simples: o consumidor faz uma compra e seu benefício vem com a devolução de parte do dinheiro gasto.

Os cashbacks mais famosos são: 

Ame – que pertence ao grupo b2w – e você recebe parte do dinheiro de volta, mas, com a ressalva que pode gastar somente em outros produtos da própria b2w (Lojas Americanas, Shoptime e Submarino).

Méliuz – você pode ativar a extensão do Méliuz no seu navegador ou no app e poderá efetuar compras em muitas lojas online e receber um percentual de volta. Esse valor estará em sua conta Méliuz e poderá ser transferido para sua conta corrente.

Dica de ouro: é possível até ativar o Méliuz e usar Ame juntos <3 

4. Cupons de desconto

Achou a loja online com a melhor combinação desses 2 fatores acima? Agora é hora de pesquisar cupons de desconto. 

Coloque no Google “nome da loja  + cupom de desconto”. Dê uma pesquisada e veja se encontra algum cupom disponível.

5. Não seja ansioso, espere o momento certo.

Caso a sua compra não seja urgente, aguarde o momento ideal. Como estamos falando de uma geladeira, pode ser urgente (compre) mas, caso não seja,, aguarde as ofertas da black friday.

É uma roupa que você quer, mas não é urgente e não se apaixonou por ela tanto assim? Aguarde a troca de coleção – que normalmente acontece de uma estação para a outra – que os preços caem.

6. Aproveite os programas de fidelidade

Se você tem o costume de comprar sempre de determinada marca / estabelecimento, pergunte se existe programa de fidelidade, eles são excelentes para você economizar lá pela 10ª compra.

Isso vale para os mais diversos consumos: cafés, pet shops, farmácias, etc.

Quero organizar minha vida financeira. Plano, me envie sua newsletter.