fbpx
logo-svg-white-02

Ana - Manual da Plataforma

O que é meu Plano de Ação?
O Plano de Ação é uma estratégia simples para você melhorar a sua saúde financeira e atingir seus objetivos. Será proposto tarefas com base no seu diagnóstico financeiro, e ao aceitá-las e executá-las, o seu orçamento futuro é atualizado e novas tarefas vão aparecendo.

Como eu excluo ou altero um dado no bloco de receita, despesa fixa ou variável, dívidas e parcelas ou investimento?
Na página “Orçamento Planejado”, acessando através do menu lateral, para você excluir ou alterar um dado no bloco de receita, despesa fixa, despesa variável, dívidas e parcelas ou investimento, basta clicar nos “três pontinhos” que se encontra ao lado do valor, e em seguida escolher a opção alterar ou excluir.

 

Como eu acrescento um dado no bloco de receita, despesa fixa ou variável, dívidas e parcelas ou investimento?
Na página “Orçamento Planejado”, acessando através do menu lateral, para acrescentar um novo dado no bloco de receita, despesa fixa, despesa variável, dívidas e parcelas ou investimento, você irá clicar no “+” em que se encontra abaixo de cada bloco. Em seguida, é só preencher as informações da categoria, descrição, frequência, valor e o mês, e salvar.

Como posso fazer um lançamento de gastos na plataforma?
Existem três opções para fazer um lançamento.
1) Na página “Meus Consumos”, acessando através do menu lateral. Dentro do card “Últimos Lançamentos”, é só clicar no “+” para inserir uma nova informação.
2) Na página “Lançamentos”, acessando através do menu lateral.

3) No Whatsapp da assistente virtual Ana. É só escolher a opção “1- Criar Lançamento”.

 

Como é feito o fechamento do mês?
O fechamento mensal é enviado todo dia 1 pela assistente virtual Ana. Será perguntado se foi realizado todos os lançamentos de gastos, se há uma nova dívida ou parcelamento, se foram pagas todas as contas e qual é o saldo final da conta. 
   

Como eu altero um dado pessoal?
Para alterar um dado pessoal, é só clicar no seu nome no canto superior direito e clicar em “Meus Dados”. Depois, é só fazer a alteração necessária e salvar.

Como eu controlo as notificações que recebo?
Para controlar as notificações, é só clicar no seu nome no canto superior direito e clicar em “Meus Dados”. Ao final da página, aparecerá as Notificações, em que você poderá controlar o envio de e-mails e mensagens no Whatsapp.

Como eu adiciono um usuário para acompanhar minha conta?
Para adicionar um usuário, é só clicar no seu nome no canto superior direito e depois em “Usuários”. Em seguida, é só preencher as informações com nome e telefone. As informações de perfil, status e valor da variável mensal estão em fase de teste.

Como mudo minha assinatura para anual?
Para mudar a sua assinatura mensal para anual, é só clicar no seu nome no canto superior direito e clicar em “Assinatura e Pagamento”. No canto inferior direito aparecerá a opção de trocar o seu plano.

Como é feita a cobrança na plataforma?
A cobrança na plataforma é feita de forma recorrente no cartão de crédito. No plano anual, é possível escolher como forma de pagamento o cartão de crédito, pix ou boleto bancário.

Como cancelar minha assinatura?

Para cancelar a sua assinatura, é só clicar no seu nome no canto superior direito e clicar em “Assinatura e Pagamento”. No canto inferior direito aparecerá a opção de encerrar o seu plano.

 

É seguro conectar minhas contas e cartões na plataforma?

Sim. A Plano conta com uma tecnologia de ponta que garante a privacidade de dados, cumprindo com os regulamentos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, você utilizará somente sua senha de simples acesso e consulta de dados.

 

Estou com dúvidas na plataforma, como posso ter suporte de uma pessoa?
Para tirar dúvidas com nosso suporte, você pode clicar na página “Me Ajude”, acessando através do menu lateral. Em seguida, é só clicar na opção “Falar com um suporte humano” para ser direcionado ao nosso Whatsapp.

Quais horários tenho suporte da equipe?

É possível entrar em contato com o suporte de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado das 9h às 14h.





Caso prefira ver o vídeo a explicação em vídeo:
https://www.youtube.com/embed/4iFvX8Ld47s

Como você pode perceber, essa página é onde você terá uma visão geral de toda a plataforma! Vamos te explicar tudo o que você vai encontrar na Página Inicial:

Receitas x Despesas Planejadas

Nesse gráfico, você verá a soma de todas as suas receitas mês a mês, em verde, e a soma de todas as suas despesas, também mês a mês, na cor laranja.

Ao clicar em saldo acumulado, você verá a soma de todas as suas receitas junto com as despesas, é aqui que você verá se seu orçamento está equilibrado ou não, ou seja, se está previsto sair mais dinheiro do que está entrando ou se terá sobras nos meses futuros.. 

O gráfico mostra a projeção para 24 meses.

Cards Consumo variável semanal e mensal
Nessa parte, a plataforma vai te mostrar o quanto você já gastou semanalmente e também mensalmente, além de mostrar o valor projetado para esses gastos.

O card de consumo variável semanal será zerado toda segunda-feira às 00:01 e o valor projetado é um cálculo proporcional baseado no valor total que você falou que gasta de variáveis por mês.

Exemplo: se no variável mensal você gasta 1000 reais e o mês tem 4 semanas, você poderá gastar até 250 reais por semana.

Card Educação Financeira

O card Educação Financeira contém alguns artigos para você aprender mais sobre educação financeira. Você também pode ir direto na categoria “Educação Financeira”, localizada no menu.

Cartão de crédito

Aqui é uma visão geral dos cartões que você cadastrou. Aparecerão os valores da fatura atual e da fatura do próximo mês.

Cards Plano de Ação

Os três itens finais da Página Inicial referem-se a um resumo do plano de ação. Com base nas informações que você passou para a Ana, vamos definir o seu perfil atual, o seu objetivo e tarefas personalizadas para atingir o seu objetivo. Para visualizar de forma mais completa, é só clicar na categoria “Plano de Ação”, localizada no menu. 

Caso prefira ver a explicação em vídeo:
https://youtu.be/6oqhWcfh-sU

Na aba orçamento projetado você terá todas as informações que você preencheu com a Ana, com valores previstos para os próximos 24 meses.

Inicialmente, você verá um bloco geral, com o valor total previsto em cada bloco: receitas, despesas fixas, despesas variáveis, dívidas e parcelas, e investimentos.

O saldo refere-se à soma de todas as receitas, subtraindo a soma total de todas as despesas. Se você estiver no negativo, vai aparecer o sinal (-) na frente do valor, na cor laranja. Caso esteja positivo, aparecerá na cor verde.

O saldo acumulado refere-se a soma do saldo do mês anterior + o do mês atual.

Abaixo do bloco geral, temos os blocos individuais, onde você consegue alterar ou excluir um item. Vamos supor que você recebeu um aumento de salário ou preencheu algum valor errado com a Ana, é só clicar nos “3 pontinhos” e alterar o valor. É possível escolher a alteração para um mês específico, para um mês e os seguintes, ou alterar para todos os meses.

Além disso, caso você queira incluir uma nova receita, despesas fixas e variáveis, dívidas e parcelas ou investimentos, é possível incluir clicando no sinal de (+). As informações são as mesmas que a Ana perguntou: categoria, frequência, data de vencimento e  valor.

Por último, na página você também verá as Despesas e Receitas em Aberto, ou seja, as que estavam previstas e não foram baixadas, ou por esquecimento ou por não terem sido pagas. Elas vão aparecer até que você dê baixa na categoria Meus Consumos.

Caso prefira ver a explicação em vídeo:
https://youtu.be/Lmqgxh8NVfc

Nessa página, você verá o seu diagnóstico com base nas informações passadas para a Ana. É uma forma simples de enxergar: “Onde estou financeiramente? Onde quero chegar? Em quanto tempo vou chegar se seguir o planejamento proposto?”

O perfil atual é sobre se você está desequilibrado ou equilibrado.

O objetivo atual é o que você precisa fazer para mudar o seu perfil e melhorar a sua saúde financeira.

Já a evolução projetada, é caso você for seguindo as dicas e tarefas propostas, você conseguirá visualizar em um futuro próximo, de 3 meses mais ou menos, em que momento você estará financeiramente.

Mais abaixo, serão sugeridas tarefas para você atingir seu objetivo. Você pode aceitá-las ou não, e se você conseguir fazer, deverá selecionar “consegui” 


Por exemplo, pode aparecer a tarefa sugerida “Negocie o valor do seu boleto para conseguir desconto”. Para aceitar a sugestão, é só clicar em “Vou fazer”.

Ao aceitar a tarefa, você tentará negociar o seu boleto com estabelecimento/pessoa. E então, clicar em “Consegui” ou “Não consegui”. Caso você consiga alterar algum valor, é preciso atualizar no seu Orçamento Planejado.

Conforme seu orçamento for mudando, seu perfil e objetivo irão ser serão atualizados.

Card Tarefa controle do consumo variável 

Neste card você vai ajustar o seu consumo variável mensal planejado de todos os meses para balancear suas finanças para este mês e os próximos.

Será possível diminuir ou aumentar o valor e monitorar sua situação no Card Consumo variável semanal/mensal, localizado na Página Inicial. Caso ultrapasse o valor desejado, você será notificado.

Card Simulação

Por fim, temos a sugestão de simulação. Com base no seu perfil, fazemos uma simulação de quanto você teria de dinheiro daqui 5 e 20 anos se conseguir equilibrar seu orçamento, fazer sobrar dinheiro e investir.

Caso prefira ver a explicação em vídeo:
https://youtu.be/ghWrJaBHxuw

 

Nessa página estarão todos os seus gastos variáveis, ou seja aquelas despesas do dia a dia, como cabeleireiro, um café na padaria, combustível, etc.

Você poderá visualizar o extrato atual, de 3 meses, 6 meses e 12 meses. 

Você também conseguirá visualizar em forma de gráfico, o quanto você está consumindo em cada item de classificação (alimentação, transporte, lazer, saúde, estética, compras presentes, pets, casa, educação, viagem, taxas e tarifas, carro), assim, poderá analisar onde pode diminuir os gastos.

Card Receitas, Despesas fixas, Dívidas e Investimentos

Ao lado do gráfico do Consumo Variável, você verá cards com valor projetado x realizado da sua Receita, Despesas Fixas, Dívidas e Investimentos.

O projetado é o seu limite orçamentário, definido com base nas informações passadas para a Ana. Já o realizado é o valor que você gastou até o momento.

Últimos Lançamentos

Nesta parte, será possível visualizar os últimos lançamentos, além de adicionar novas receitas, despesas fixas, despesas variáveis, dívidas e parcelas, e investimentos.

Para acrescentar, é só clicar no “+” e preencher as informações.

Confirme Receitas e Despesas 

Aqui aparecerão todas as receitas e despesas do mês, e que após o pagamento ou recebimento precisam ser confirmadas ou alteradas.

Nessa página, você poderá consultar todos os lançamentos feitos e acrescentar de forma manual novos gastos, excluir ou alterar alguma informação. 

Para lançar uma nova despesa variável, é só clicar no sinal de “+” e preencher todas as informações sobre o item: classificação, valor, data, forma de pagamento e uma pequena descrição.

 

Já para alterar alguma informação ou excluir um lançamento, é só clicar nos “três pontos”, que se encontra no lado direito de cada gasto.

 

Caso você tenha conectado suas contas bancárias, seus gastos aparecerão de forma automática na aba Open Finance. 

 

Nesta parte, nosso sistema vai identificar o que é variável ou não. Se for uma despesa variável, ele ficará em verde, se não for uma despesa variável, ficará na cor laranja. 

 


Ao identificar, será necessário você confirmar essas informações, pelo menos nas primeiras vezes. Para isso, você vai clicar nos “três pontos” referente ao gasto e ao abrir uma nova tela, você vai confirmar se aquele item é ou não uma despesa variável. Você também pode selecionar a opção “Repetir a classificação para este item no futuro”, assim, não será necessário confirmar se esse item é ou não uma variável nas próximas vezes que ele aparecer.

 

Feita essa confirmação do que for despesa variável, imediatamente elas irão aparecer na aba Lançamentos para você visualizar todos os gastos

 

Nesta página, estarão todos os conteúdos exclusivos que preparamos para você aprender sobre educação financeira: artigos, ebooks, vídeos e muito mais!

 

As categorias dos artigos são divididas em: Dívidas, Organização Financeira, Investimentos

Economia e Dicas.

Aqui é onde você terá ajuda de uma das pessoas da equipe de Suporte. É só nos chamar que estaremos lá de segunda à sexta das 09:00 às 18:00

juntos, com saúde financeira,
iremos para sua liberdade e objetivos

+55 11 6186 - 2603

contato@planofp.com

R. Prof. Filadelfo Azevedo, 566
Vila Nova Conceição, 04508-011
São Paulo - SP

Todos os direitos reservados a Planofp. 2022.

Reproduzir vídeo

Aguarde enquanto nossa agenda carrega...em seguida, escolha uma data 😀