FINANÇAS PESSOAIS

ACREDITE, 0,27% AO MÊS É MUITA DIFERENÇA

Após muita dedicação, organização, disciplina e planejamento finalmente conseguimos salvar dinheiro, mas considerável parte das pessoas param por aqui e não dedicam tempo e aprendizado sobre onde investir.

Ricardo Hiraki

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter

Após muita dedicação, organização, disciplina e planejamento finalmente conseguimos salvar dinheiro, mas considerável parte das pessoas param por aqui e não dedicam tempo e aprendizado sobre onde investir. Você já percorreu com sucesso a parte onde 85% dos brasileiros fica parada (pessoas com dívidas ou que não salvam dinheiro rotineiramente) e não quer dobrar o que salvou com futuras rentabilidades por achar que é complexo ou arriscado?

Nesse artigo não irei explicar em detalhes onde deve aplicar, mas sim, o porquê deve dedicar tempo a isso.

Vamos lá, primeiro um exemplo com números:

Imagine duas pessoas de 25 anos, sendo que cada uma salva 1 mil reais por mês até os 60 anos. A primeira, se satisfaz em aplicar na poupança ou em um fundo padrão de grande banco que paga a ele 100% do CDI (padrão de mercado), algo como 6,5% ao ano ( ou 0,53% ao mês).

O segundo, dedica algumas horas de aprendizado prévio e até 30 minutos mensais para saber onde aplicar. De um modo tão seguro quanto o anterior é totalmente possível conseguir 10% ao ano (ou 0,8% ao mês).

Essa pequena diferença de 0,27% ao mês combinado com um tempo longo como esse do exemplo de 35 anos acima, fará com que o primeiro tenha uma salva de R$1,53 milhões enquanto o segundo atingirá incríveis R$3,39 milhões.

Sim! É mais do que dobrar a quantia que terá. E quando falamos de 10% ao ano, não quer dizer correr mais riscos, mas sim conhecer novas possibilidades de investimentos, ao exemplo de Títulos Públicos do programa Tesouro Direto ou compra de CDBs de bancos que não sejam os cinco grandes.

Essa pequena diferença de ganho de 0,27% ao mês pode parecer algo muito pequeno, mas se combinado com um tempo longo e disciplina fará uma grande diferença na produção de patrimônio. Garanto que com algumas horas para dar um início e posteriormente poucos minutos por mês fará com que você ganhe muitos atalhos na produção de riqueza.

Quero organizar minha vida financeira. Plano, me envie sua newsletter.